Arte Virtual
DA ILUSÃO À IMERSÃO

Oliver Grau
translation by Flavia Saretta

DESCRIÇÃO DO LIVRO
Embora muitos encarem a arte virtual como um fenômeno totalmente novo, ela tem suas origens numa história não reconhecida de imagens imersivas.
Na verdade, a busca pelo espaço visual ilusório já vem da Antigüidade. Em seu livro, Oliver Grau mostra como a arte virtual se encaixa na história da arte da ilusão e da imersão. Ele descreve a metamorfose dos conceitos de arte e imagem e relaciona-os a arte interativa, design de interfaces, agentes, telepreseça e evolução da imagem. Grau reconta a história da arte como história da mídia, ajudando-nos a entender o fenômeno da arte virtual além do sensacionalismo em torno dela.
Grau mostra como cada época usou os meios técnicos de que dispunha para produzir o máximo de ilusão. Ele examina afrescos como os da Villa dei Misteri, em Pompéia, e os dos jardins da Villa Lívia, próximo a Primaporta, espaços de ilusão do Renascimento e Barroco, e panoramas, que eram a forma mais desenvolvida de ilusão obtida através de métodos tradicionais de pintura e dos mass media de imagens anteriores ao filme. Através de uma análise detalhada do talvez mais importante panorama da Alemanha, A Batalha de Sedan (1883), de Anton von Werner, Grau mostra como a imersão produziu respostas emotivas. Ele analisa o cinema imersivo através do Cinerama, Sensorama, cinema expandido, 3D, Omnimax e IMAX, além do capacete de realidade virtual, com sua origem militar. O autor também examina as características da realidade virtual que a distinguem de formas anteriores da arte da ilusão. Sua análise baseia-se na obra de artistas e grupos contemporâneos como ART+COM, Maurice Benayoun, Charlotte Davies, Monika Fleischmann, Ken Goldberg, Diana Domingues, Eduardo Kac, Knowbotic Research, Laurent Mignonneau, Michael Naimark, Simon Penny, Daniela Plewe, Paul Sermon, Jeffrey Shaw, Karl Sims, Christa Sommerer e Wolfgang Strauss. Grau não oferece apenas uma história do espaço da ilusão, mas também um construto teórico que possibilita a análise de suas fenomenologias, funções e estratégias ao longo da história e rumo ao futuro.


click on cover to order

 

click here to see
English version

click here to see
Chinese version

     

 


OLIVER GRAU
ARTE VIRTUAL:
DA ILUSÃO À IMERSÃO
ISBN: 9788571397392
Assunto: Artes
Idioma: Português
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 472
Edição: 1ª
Ano: 2007
Acabamento:
Brochura com orelhas
Peso: 720g

RESENHAS
"Grau pesquisa as origens da realidade virtual desde os afrescos de uma vila em Pompéia."
Scientific American


"Oliver Grau deu-nos uma das obras mais fascinantes deste ano."
Guy Van Belle, European Photography


"Extremamente original ..."
Alison Abbott, Nature


"Grau criou uma obra que talvez venha a fazer parte do cânone sobre realidade virtual...."
Patrick Lichty, Intelligent Agent


"...Arte Virtual: da Ilusão à Imersão causa o tipo de insight provocativo que qualquer fã de Neuromancer sabe apreciar."
Wired


"Oliver Grau expande noções de imersão com um panorama abrangente de meditações artísticas sobre ilusão, presença e espaço. Com exemplos de projetos de artemídia históricos e inovadores, ele oferece múltiplas perspectivas acerca da evolução de nossa visão de mundo. Não há dúvida de que esse volume se tornará um recurso útil para qualquer profissional e/ou teórico sério envolvido na fusão de arte, ciência e tecnologia."
Victoria Vesna, Chefe do Departamento de Design e Artemídia da Universidade da Califórnia, Los Angeles


"Finalmente foi realizada a tarefa extremamente ambiciosa de inserir as mais recentes tecnologias de imagem num contexto mais amplo da história da arte."
Friedrich Kittler, Universidade Humboldt, Berlim, e autor de Gramophone, Film, Typewriter


"Arte Virtual, de Grau, abre a porta para uma nova e importante abordagem da análise midiática ao enfocar em profundidade um tipo específico de arte digital - a tentativa de criar ambientes imersivos. A combinação de arqueologia midiática e análise criteriosa das possibilidades e limitações do impulso de pôr o espectador dentro de uma obra de arte fará desse livro um recurso valioso tanto para prafissionais como para teóricos."
Stephen Wilson, professor de Arte Conceitual e da Informação, Universidade Estadual de São Francisco, e autor de Information Arts


"Já tradição na Alemanha, agora é que os estudos midiáticos estão começando a esquentar nos países de língua inglesa. O livro de Grau traz uma contribuição indispensável a esse campo ao elevar os padrões de exigência para toda e qualquer arqueologia futura de uma imagem virtual de computador. Grau transita à vontade em história da arte, história das mídias e nova arte midiática, situando espaços de imagens imersivos de novas mídias numa paisagem de grande riqueza histórica. Um livro obrigatório para todos os interessados em novas mídias, cultura visual, história da arte, cinema e todos os outros campos que utilizam imagens virtuais."
Lev Manovich, autor de The Language of New Media